Pesquisas com Crianças: o Contraste entre a Teoria Histórico-Cultural e a Perspectiva da Sociologia da Infância
Resumo
Este artigo analisa os principais conceitos que fundamentam as pesquisas sobre crianças realizadas na Teoria Histórico-Cultural, discutindo suas implicações nas práticas pedagógicas em Educação Infantil, em contraposição com a Sociologia da Infância. Demonstra que a compreensão de criança como sujeito histórico-cultural se distingue da Sociologia da Infância, bem como sua interpretação sobre cultura é bastante subjetiva, pois entende que os significados da e sobre a realidade são produzidos individualmente pelas crianças, contrastando, radicalmente com a Teoria Histórico-Cultural, na qual a cultura é elemento social determinante para o desenvolvimento do ser humano. Pretende ir à raiz dessas questões teóricas, de forma a analisar, compreender e superar os desafios e limites da prática pedagógica em Educação Infantil e, da mesma forma, analisar essas teorias, demarcando seus limites, potencialidades e diferenças.Referências
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Como Citar
ASSIS, M.; MELLO, M. Pesquisas com Crianças: o Contraste entre a Teoria Histórico-Cultural e a Perspectiva da Sociologia da Infância. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 18, p. 17-36, 11.
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