Anísio Teixeira e a Defesa da Escola de Tempo Integral: o Debate Necessário Face à LDB E Ao P

  • Marisa Xavier Coutrim Dalri PUC- Campinas.
  • Vera Lucia Carvalho Machado PUC-Campinas.

Resumo

O presente artigo trata da importância do pensamento de Anísio Teixeira para a construção teórica e prática de uma escola de tempo integral no Brasil, a partir da década de 1920, dentro do movimento educacional denominado escolanovismo. Em contato com as idéias deweyianas, o educador baiano concebeu, propôs, construiu e defendeu uma escola pública de tempo integral, com funções ampliadas. Neste momento, considera-se necessária a volta da escola de tempo integral ao debate político por estar presente na LDB e também como meta do Plano Nacional de Educação 2011/2020.

Biografia do Autor

Marisa Xavier Coutrim Dalri, PUC- Campinas.
Mestranda do Programa da Pós Graduação em Educação da PUC Campinas.
Vera Lucia Carvalho Machado, PUC-Campinas.
Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós Graduação da PUC-Campinas.

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Como Citar
DALRI, M.; MACHADO, V. L. Anísio Teixeira e a Defesa da Escola de Tempo Integral: o Debate Necessário Face à LDB E Ao P. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 18, p. 53-72, 11.