Dialogando com o conceito de atividade em Vygotski e Leontiev
Resumo
Ampliar os estudos teóricos aliados à compreensão da origem do conceito de atividade com base em Vygotski e Leontiev é o objetivo deste texto. Vygotski retoma o termo atividade sob a perspectiva sócio-histórica a fim de suprir a carência de meios e de contextos para se compreender o desenvolvimento da consciência no homem. Leontiev assume a tarefa de aprofundar os estudos sobre a atividade humana e apresenta, como resultado de suas pesquisas, uma estrutura para a mesma de forma a apresentar como é possível operacionalizá-la. Compreendemos, a partir desse estudo que a atividade permeia o desenvolvimento humano e as suas propriedades possuem uma estrutura flexível que podem se modificar ao longo das experiências, favorecendo o desenvolvimento dos sujeitos. Estas estruturas conduzem o sujeito a processos criativos capazes de promover a assimilação e [re]significação de experiências, as quais viabilizam a produção de novas atividades a partir das vivências sociais, culturais e históricas.Referências
KOZULIN, A.. O Conceito de Atividade na Psicologia Soviética. In: DANIELS, Harry. Uma introdução à Vygotsky. Edições Loyola: São Paulo, 2002. p. 111-137.
LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Editorial Cartago de
Mexico, S.A. Cerrada de San Antonio Nº 22, 1984.
VYGOTSKY, L. S. A Consciência como Problema da Psicologia do Comportamento. In: VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas I: incluye el significado histórico de la crisis de la Psicología. Madri-Espana.Visor, 1997. p.39-60.
______. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Editorial Cartago de
Mexico, S.A. Cerrada de San Antonio Nº 22, 1984.
VYGOTSKY, L. S. A Consciência como Problema da Psicologia do Comportamento. In: VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas I: incluye el significado histórico de la crisis de la Psicología. Madri-Espana.Visor, 1997. p.39-60.
______. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Como Citar
ROSSETTO, G.; BAPTAGLIN, L.; FIGHERA, A. Dialogando com o conceito de atividade em Vygotski e Leontiev. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 18, p. 73-87, 11.
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.