Paulo Freire: Corpos Interditados e Negados na Prática Pedagógica
Resumo
Este artigo contém dados parciais de uma pesquisa de mestrado em Educação que foi concluída no ano de 2011, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O objetivo fundamental foi verificar quais seriam as implicações da docilização e da interdição do corpo sobre a construção de uma pedagogia libertadora e sobre a educação do educador. Para alcançar esse objetivo, realizamos uma pesquisa bibliográfica e utilizamos como metodologia de pesquisa a hermenêutica. A análise interpretativa dos dados em questão se baseia nos argumentos teóricos de Paulo Freire, que aborda o fenômeno da violência da interdição do corpo na sociedade brasileira. Para tanto, colocamos em relevo a categoria de interdição do corpo, do autor, ao contemplar os conceitos de mutismo, domesticação, educação bancária, educação opressora, na medida em que o indivíduo deixa de ser homem-sujeito para ser homem-objeto. Portanto, essa pesquisa conduz à conclusão que a interdição dos corpos que começou com os jesuítas, deixou uma herança que repercute até os dias de hoje no interior das escolas.Referências
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Como Citar
BRIGHENTE, F. Paulo Freire: Corpos Interditados e Negados na Prática Pedagógica. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 18, p. 123-142, 11.
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