Trabalho, Educação e Movimentos Sociais: uma Análise a Partir da Luta por uma Educação do Campo no Brasil

  • Alex Verdério Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Lilian Faria Porto Borges Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Resumo

O artigo apresenta uma breve reflexão sobre a relação entre Trabalho, Educação e Movimentos Sociais. Dada a materialidade da luta pela terra e da luta na terra no Brasil contemporâneo, tem-se como referencial a prática educativa desenvolvida no interior dos Movimentos Sociais Populares do Campo. A luta organizada dos povos do campo tem se concretizado como luta pelo direito ao trabalho, que busca a garantia da existência humana em todas as suas dimensões entre elas, a educação. Assim, aponta para tensões e possibilidades que, no contexto de luta contra a exploração produzida pelo sistema capitalista, indica a necessidade de lutar pela formação omnilateral do ser humano.

Biografia do Autor

Alex Verdério, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Brasil, membro do Setor de Educação do MST , mestre em Educação.
Lilian Faria Porto Borges, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, doutora em educação.

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Como Citar
VERDÉRIO, A.; BORGES, L. Trabalho, Educação e Movimentos Sociais: uma Análise a Partir da Luta por uma Educação do Campo no Brasil. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 18, p. 143-162, 11.