Possibilidades de Construção de uma Identidade Positiva para as Crianças Negras no Cotidiano Escolar

  • Maria Elena Viana Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO. Doutora em Educação.

Resumo

Este texto tem como objetivo principal trazer para o debate as relações que podem ser feitas entre o conceito de identidade e alguns elementos constitutivos da construção da identidade da população negra brasileira, no contexto escolar de educação básica. É o resultado de uma pesquisa coordenada por mim desde 2004, cujo trabalho de campo acontece em escolas de Ensino Fundamental e tem como fundamentação teórica o pensamento de alguns autores como Cuche (2002), Ferreira (2004), Gomes (2005), entre outros. Conclui-se que a construção da identidade dos alunos negros está relacionada a diferentes aspectos constituintes da cultura brasileira e que as escolas de Ensino Fundamental têm sua cota de responsabilidade, formando novas formas de pensar em nossa sociedade para que surjam outras possibilidades de construção de uma autoidentidade positiva dessa parcela da população.

Biografia do Autor

Maria Elena Viana Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO. Doutora em Educação.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO.

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Como Citar
SOUZA, M. Possibilidades de Construção de uma Identidade Positiva para as Crianças Negras no Cotidiano Escolar. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 18, p. 176-192, 11.